SERVIÇOS
- Você está aqui:
- Serviços
- Consultas Nefrológicas
Consultas Nefrológicas
A especialidade de Nefrologia ainda é pouco conhecida da população em geral. Muito por ser uma especialidade relativamente nova e muito por que a maioria das doenças relacionadas a ela são silenciosas, fazendo com que a maioria dos pacientes não sejam identificados e não saibam que estão doentes.
O médico nefrologista trata de uma grande quantidade de doenças, uma vez que quase todas as doenças existentes ou os seus tratamentos, podem levar a acometimento renal. As mais conhecidas são a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes, além claro, de infecções urinárias e nefro litíases (pedra nos rins).
Essas doenças mais conhecidas, assim como outras doenças específicas do organismo como um todo, podem levar o paciente a perda de função do rim, doença renal crônica.
A doença renal crônica é uma verdadeira epidemia mundial hoje, aumentando muito sua incidência, paralelamente ao envelhecimento da população, aumento do número de obesos, hipertensos, diabéticos e outras comorbidades. Os nossos rins trabalham em conjunto e nos proporcionam uma capacidade de funcionamento muito maior do que nós precisamos, por exemplo, existem pessoas que nascem com um rim apenas e nunca ficam sabendo disso, ou descobrem em exames de rotina, sem nunca apresentarem nenhuma alteração na fisiologia do seu organismo por causa disso. Devido essa capacidade, só começamos a ter sintomas relacionados a doença renal crônica quando os rins estão funcionando muito pouco, muitas vezes, abaixo de 20% de funcionamento. Situação essa já muito tardia em que normalmente não há muitas medidas que possam ser feitas para evitar que o paciente evolua para necessidade de Terapia Renal Substitutiva.
Por esse motivo é importante identificar a lesão renal nos momentos iniciais e ser acompanhado com nefrologista o quanto antes, para que consiga evoluir com a função renal mantida ou com uma progressão mais lenta da doença. Portanto, todos os pacientes que possuem fatores de risco, devem ter a função renal avaliada, assim com exames de urina.
As consultas nefrológicas então, visam o acompanhamento de pacientes portadores de diabetes, hipertensão, dislipidemia, obesidade e etc, que são fatores de risco para doença renal crônica e aguda, além daqueles que já possuem alteração da função renal sabidamente.